sábado, 17 de março de 2018

Programa de Radioterapia realiza mais um módulo sobre radioterapia dos tumores de cabeça e pescoço

O Rio de Janeiro recebeu, na última terça-feira (14), a aula inaugural do segundo módulo do Programa de Educação Continuada em Radioterapia, desenvolvido pela Fundação do Câncer em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com duração de quatro dias de ensino prático e teórico, o curso aborda câncer de cabeça e pescoço e é coordenado pelo renomado rádio-oncologista Dr. Robson Ferrigno, do Hospital Beneficência Portuguesa. O módulo conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFICC), da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e do Conselho nacional dos Técnicos em Radiologia.
Entre os alunos estão equipes completas formadas por médicos rádio-oncologistas, físicos-médicos, enfermeiros e técnicos em radioterapia, vindos de instituições de Minas Gerais, Espirito Santo, além do próprio estado do Rio de Janeiro. De Campos (RJ), o médico Ronaldo Cavalieri veio pela primeira vez com a sua equipe do Instituto Oncobeda. “Sou responsável pelo serviço lá e achei ótima a ideia do formato de todos os especialistas juntos. Da outra vez, veio outra médica, mas cabeça e pescoço é um assunto que me interessa muito e resolvi participar. Ouvi falar muito bem sobre o conteúdo. Nunca estive em plenárias nestes moldes e acho que vai ser bem legal”, afirmou.
Coordenadora da Residência Médica em Radioterapia do Inca e uma das professoras do curso, a rádio-oncologista Raquel Guimarães da Silva reforçou a importância do tema abordado, que tem sido cada vez mais incidente na população brasileira. “O número de pacientes com estes tipos de cânceres tem sido bastante representativo, especialmente os de boca entre os jovens, por conta do sexo oral desprotegido e a infecção pelo vírus HPV. Não é um tema fácil e considero excelente o debate”, disse.


*Fonte: Fundação do Câncer.