sexta-feira, 2 de março de 2018

MOSSORÓ-RN: Raio-x digital auxilia diagnósticos em atendimentos na UPA do Belo Horizonte

Secretaria de Saúde também pontua que os serviços de trauma-ortopedia de urgência vêm ocorrendo no HRTM e a parte ambulatorial no PAM do Bom Jardim
Na Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte, usuários que procuram a UPA recebem assistência na mesma hora com os exames do raio-x digital. O equipamento está à disposição da população.

Os atendimentos acontecem de maneira convencional e não digital. Isso porque a aquisição, na gestão anterior, foi realizada de forma incompleta e alguns procedimentos que o aparelho é capaz de realizar ficaram inviabilizados, como o resultado em 3D do raio-x e a conexão por internet direta nas Unidades de Serviços de Saúde.

O senhor Edvaldo da Silva Almeida, 52 anos, morador do Belo Horizonte, se dirigiu à UPA no início da noite de ontem para tirar um raio-x do pé direito. Ele afirmou que estava jogando bola quando se machucou e resolveu procurar a unidade de atendimento porque sabia que poderia receber essa assistência.

Já o agricultor Francisco de Assis Roque, 72 anos, morador da zona rural, veio acompanhado de um sobrinho e recebeu o atendimento dos servidores da UPA do Belo Horizonte.

O equipamento custou R$ 172 mil reais e será quitado pela atual administração a partir da abertura do orçamento e disponibilidade de recursos.

O aparelho de raio-x realiza vários procedimentos por mês. A Secretaria de Saúde também pontua que os serviços de trauma-ortopedia de urgência vêm ocorrendo no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e a parte ambulatorial no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim).


*Carlos Skarlack