quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Fortaleza e Brasília recebem o Programa de Educação Continuada em Radioterapia

Dando sequência às atividades do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, o Programa de Educação Continuada promoveu módulos em dois novos polos de atuação. Fortaleza (CE) e Brasília (DF) foram as capitais que receberam equipes de profissionais formadas por médicos, físicos-médicos, enfermeiros e técnicos para atualização em tumores urológicos e de cabeça e pescoço, respectivamente.

Cada treinamento durou 40 horas de ensino teórico e prático. Em Fortaleza, o curso foi realizado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) e recebeu 89 alunos vindos de cidades como Aracaju (SE), Belém (PA), Imperatriz (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Já Brasília recebeu o módulo no Hospital Sírio Libanês e também teve grande adesão. Ao todo, foram 78 alunos das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Para o coordenador do Programa, Professor Carlos Eduardo de Almeida, a metodologia de ensino inovadora visa reduzir riscos e elevar as taxas de cura da doença.

“Entendemos a necessidade de unir as equipes de radioterapia na mesma sala para que os pontos comuns sejam identificados em relação aos diferentes papéis nas etapas do tratamento”, afirmou.

O Programa de Educação Continuada em Radioterapia acontecerá ainda em São Paulo (SP), também em parceria com o hospital Sírio-Libanês. Ao todo, serão três módulos aplicados em cada polo e mais de 30 professores envolvidos.


*https://www.cancer.org.br